Apocalyptica - Espaço Santa Clara, São Paulo - 03/06/2012

Por Rogério Talarico
Fotos por Bárbara Martins

Em meados de 1993 um quarteto de cellistas se reuniu para tocarem seus instrumentos músicas do Metallica, lançando o álbum “Plays Metallica by Four Cellos” em 1996. Hoje após 16 anos, a banda se tornou em um trio, formado por Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Perttu Kivilaakso e desde 2005 conta com participação de Mikko Sirén na bateria e como vocalista convidado Tipe Johnson e agora possuem músicas próprias e uma carreira sólida com 1 DVD e 7 CD´s de estúdio lançados desembarcaram no Brasil para 2 shows na cidade de São Paulo  com uma das turnês mais impressionantes do mundo, sendo o último no Espaço Santa Clara.

Mesmo sendo uma casa de shows desconhecida pelo público paulistano, à localização não deixou a desejar e organização estava perfeita e pontual, tendo como único problema a alta temperatura de dentro da casa que brevemente foi esquecida ao crescente barulho de arcos iniciando “On the Rooftop With Quasimodo”, com luzes sombrias, mostrando somente a silhueta dos cellos e da bateria. Com muita performance e batendo a cabeça, o quarteto iniciou “2010” do CD em divulgação “7th Symphony” (2010) e “Grace” do “Words Collide” de 2007. Pedindo agitação do público, iniciou o estrondoso som de “Master Of Puppets” cover do Metallica para empolgação geral da plateia.

“Com Tipe subindo ao palco, iniciaram “Not Strong Enough”, originalmente cantada por Brent Smith, e ‘‘ I’m Not Jesus”, cantada por Corey Taylor (Slipknot/Stone Sour), foram muito bem interpretadas e recebidas pelo público que lotava a casa de shows. Outra cover foi tocada, desta vez “Refuse/Resist” do Sepultura, sendo ovacionada pelo público.

O show prosseguiu com uma dobradinha lenta, “Quutamo” que contou com um magnífico solo de Perttu no final e “Sacra” foram as mais calmas da noite. Com os Cellistas sentados - algo incomum num show do Apocalyptica - começaram a sentimental “Nothing Else Matters” também do Metallica foi acompanhada em coro pelo público, sendo um dos pontos altos da noite.  Após Perttu apresentar seus companheiros de banda com muita alegria e sarcasmo, encetaram “Last Hope”, “From Whom The Bell Tolls”, do Metallica, “Life Burns!” que foi acompanhada por Tipe, “Seek & Destroy” (Metallica) e Inquisition Symphony também do Sepultura, com a banda se retirando do palco.

Após segundos, retornaram para mais uma do Metallica, “One” que foi calma porem não menos agitada por parte do público que cantava em uníssono mais esta canção. Mais uma vez Tipe tomou conta do palco e iniciou “I Don’t Care”, com destaque para o baterista Mikko que levantava e fazia brincadeiras com o público enquanto tocava. Seguiram com a pesada “Enter Sandman” (Metallica) e “Hall of the Mountain King” de Edvard Grieg e para tristeza do público a banda se despediu satisfeita pelo grandioso show realizado, e esperamos que não demorem mais sete anos para retornarem em terras brasileiras.

Set List:

1. On the Rooftop With Quasimodo
2. 2010
3. Grace
4. Master of Puppets (Metallica)
5. Not Strong Enough
6. I'm Not Jesus
7. Refuse/Resist (Sepultura)
8. Quutamo (Perttu Solo)
9. Sacra
10. Nothing Else Matters (Metallica)
11. Last Hope
12. From Whom The Bell Tolls (Metallica)
13. Life Burns!
14. Seek & Destroy (Metallica)
15. Inquisition Symphony (Sepultura)

Bis:

16. One (Metallica)
17. I Don’t Care
18. Enter Sandman (Metallica)
19. Hall of the Mountain King (Edvard Grieg)

Agradecimentos a Dark Dimensions e ao Costábile Salzano Jr. da The Ultimate Music pela atenção e credenciamento.

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter