ARKONA - Clash Club, São Paulo - 28/04/12

Por Laís Tomaz
Fotos por Edu Lawless do Rock Express

Quem esteve no Clash Club em São Paulo neste sábado, dia 28 de Abril, e esperava só mais um show de folk metal teve uma bela surpresa, os russos do Arkona fizeram um show único e a noite foi peculiar para quem sempre vai a shows desse estilo.

Antes e após a apresentação da banda convidada SkaldicSoul, aliás, banda que se destacou pela sonoridade que apesar de folk não deixou o peso e solos de guitarra de lado e impressionou bastante em algumas composições, podemos conferir outras apresentações como a Ordo Draconis Belli com suas empolgantes lutas de caráter medieval e também danças típicas ao som do próprio Arkona apresentadas pela Associação Cultural Grupo Volga de Folclóre Russo.

Indo ao que interessa, a casa estava tomada por um ambiente folk e todos, apesar das belas apresentações, já estavam ansiosos pelas estrelas da noite. O primeiro integrante a subir ao palco ao som da linda instrumental "Az", o multi-instrumentista Vladimir "Volk" e sua gaita de fole foi rapimentente seguido pelos seus colegas e "Arkaim" com toda sua agressividade foi iniciada.

Masha "Scream" merece todo destaque que é dado a ela, tem um vocal poderoso, tanto no limpo quando no scream/gurutal, mas mais do que potência, ela passa emoção e história com sua voz, é realmente impressionante. A garota vira uma gigante no palco e não para, interage o tempo todo com o público, batendo no peito e agradecendo aos fãs.

Com uma sonoridade mais folclórica "Ot Serdtsa K Nebu" antecedeu a um dos picos do show, a poderosa "Goi, Rode, Goi!", agitou a todos no show, dando mais energia ainda para o que estaria a vir.  "Slavsia, Rus!", canção lindíssima e tocante foi outro momento único, fãs entoavam sua melodia principal e destaco mais uma vez os graves brilhantes de Masha.

"Zakliatie" iniciada como um encantamento é cativante e passa por vários movimentos, considero uma música que diferencia a banda das demais do Folk Metal e prova sua evolução como compositores, e claro, funciona muito bem ao vivo. "Stenka Na Stenku" foi trilha sonora para um dos momentos mais interessantes do show, um Wall of Death, sim, você leu corretamente, um Wall of Death em um show de Folk Metal, é por essas e outras que afirmo que este show foi um dos melhores do estilo que já tive o prazer de assistir.

Após uma pequena pausa a banda retornou ao palco para apresentar um dos maiores sucessos da banda, a empolgante "Yarilo" com direito até a um leve mosh pit entre uma galera mais animada. "Kupala I Kostroma" finalizou um ótimo show. Destaque a bela organização da CP Management que proporcionou uma noite cheia de grandes atrações a todos que estiveram presentes.

Setlist:

1 - Az
2 - Arkaim
3 - Ot Serdtsa K Nebu
4 - Goi, Rode, Goi!
5 - Leshiy
6 - Slovo
7 - Pamyat
8 - Slavsia Rus
9 - Zakliatie
10 - Katitsya Kolo
11 - Kolomiyka
12 - Marena
13 - Po Syroi Zemle
14 - Kupalets
15 - Stenka Na Stenku
16 - Solntsevorot
17 - Maslenitsa
18 - Yarilo
19 - Kupala I Kostroma

Agradecimentos ao Costábile Salzano Jr.

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter