Tarja Turunen - HSBC Brasil, São Paulo - 12/03/2011

Resenha por Rogério Talarico
Fotos por Bárbara Martins

Com organização da Top Link, o show que ocorreu no HSBC Brasil, em São Paulo, deu-se início dentro do horário previsto, às 20:40H, com a banda Ecliptyka, de Jundiaí, interior de São Paulo, fazendo uma forte recepção, animando o público com uma bela presença de palco e ótimas canções, cativando a todos presentes até mesmo com um cover inusitado de Face Your Demons, do After forever, público este que respondeu positivamente gritando e pulando como nunca visto antes num show de abertura, tendo como destaque fortes solos de guitarra e uma presença impar da vocalista, Helena Martins, que sempre sorria e se comunicava com toda a platéia.

O show principal começou pontualmente às 22H, com um pano com rosto de Tarja estendido no palco, enquanto sua banda entrava calmamente. O primeiro a ser ouvido foi Max Lilja com suas belas arcadas no violoncelo. O pano que atrapalhou um pouco a visão somente saiu de cena após a metade da primeira música executada, com todo o público indo à loucura. Ao término da 1ª música, Tarja estava muito animada, falando em um bom Portunhol: “Oi galera, oi São Paulo! Estou muito  contente de estar aqui!”. Com a iluminação do palco sombria, o show prosseguiu com My Little Phoenix e Tarja, muito carismática, sempre fazendo os famosos ‘chifrinhos ‘, com sua mão, indo ao encontro do Cellista, que levantou e ‘bangueou’, relembrando sua atuação em sua antiga banda, Apocalyptica. O show prosseguiu com uma música calma, I Feel Immortal, como público fervoroso, não deixando de gritar e pular nem mesmo nas baladinhas da noite, momento este em que Tarja pegou um coração de pelúcia com a bandeira do Brasil estampado, jogado pela platéia, e abraçou fortemente. O show prosseguiu com um dos hits de seu novo CD, In for a Kill, sendo executada perfeitamente, seguida por Falling Awake, com toda a banda em grande sintonia e tendo como destaque um bom solo de guitarra, e, o público como era de se esperar, cantando toda a música. I Walk Alone iniciou com Tarja fazendo caretas e brincando com o público terminando com agradecimentos em português. Toda a banda saiu do palco para um caloroso solo de bateria, executado por Mike Terrana, que não deixou ninguém ficar parado, tendo malabares de baquetas, brincadeiras com o público e como acompanhamento uma música sampleada fazendo tudo parecer um circo.

Para deixar o show com o devido peso que um show de metal têm, foi executado solos de guitarra e baixo, deixando todos boquiabertos para Little Lies, e Tarja adentrando o palco com outra roupa, usando uma saia longa e corset preto, sendo esta provavelmente a música mais pesada da noite, dando espaço para mais uma música calma, Underneath com belos arranjos e Tarja alcançando notas mais altas que as contidas no CD. Relembrando sua antiga carreira no Nightwish, foi executada Stargazers, momento este que se via algumas pessoas da platéia chorando. Após, ocorreu uma mudança na organização do palco, com o tecladista também assumindo outro violoncelo, executando um pequeno set acústico, Higher Than Hope, We Are, Minor Heaven e Archives of Lost Dreams, com o público calmo, apreciando todos os detalhes desse momento único. Terminada esta ultima canção, Tarja perguntou ao público se estavam dormindo pela calmaria presente, então iniciou Ciaran’s Well e com o intuito de acordar a todos, Crimson Deep, com Tarja cantando ajoelhada para chegar mais próximo ao seu público.

Com a banda saindo para o famoso Bis, o público insistiu sua volta com um ‘’Olê, olé, olé, olé! Tarja, Tarja!’’, a banda retornou ao palco e Tarja novamente com novo visual vestida toda de branco, deu-se abertura para um momento de covers, iniciando trechos de Where Were You Last Night de Ankie Bagger. Heaven is a Place on Earth de Belinda Carlisle e Living on a Prayer do Bon Jovi, dando um ar de descontração à noite. Seguiu-se então com Die Alive e Until My Last Breath, com o publico cantando como se fosse a primeira música da noite, terminando com a banda se despedindo. Após o público implorar uma ultima música, Wishmaster, mais uma música do Nightwish foi tocada, terminando assim uma noite memorável para o enorme público presente que a ex Nighwish possui.

Set List:

1- Dark Star
2- My Little Phoenix
3- I Feel Immortal
4- In For A Kill
5- Falling Awake
6- I Walk Alone
7- Solo de bateria
8- Little Lies
9- Underneath
10- Stargazers
11- Higher Than Hope/We Are/Minor Heaven/Archives of Lost Dreams (acústico)
12- Ciaran’s Well
13- Crimson Deep
14- Where Were You Last Night/Heaven is a Place on Earth/Living on a Prayer
15- Die Alive
16- Until My Last Breath
17- Wishmaster

 

Mais Fotos: Flickr MetalConcerts

Agradecimentos à Top Link e a Heloísa Vidal.

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter