Within Temptation - Espaço Victory, São Paulo - 11/02/2012

Por Carol Flores
Fotos por Bárbara Martins

Após quatro anos de espera os fãs do WITHIN TEMPTATION, uma das bandas de metal holandesas de mais destaque mundialmente, finalmente tiveram a chance de revê-los. Em um show impecável em São Paulo no último dia 11, Sharon Den Adel e seus colegas de banda provaram porque são considerados um dos melhores grupos na cena atual, prendendo a atenção de seus fiéis fãs brasileiros do início ao fim da noite.

A típica chuva paulistana não foi suficiente para expulsar os corajosos que desde quinta pela manhã já formavam fila em busca de um melhor lugar na pista. Mesmo não sendo uma casa muito conhecida pelos bangers e com uma localização nada privilegiada, o Espaço Victory comportou bem cerca de 3000 pessoas. Após um atraso de 30 minutos, para que todos que ainda esperavam na fila pudessem entrar, Sharon Den Adel (vocal), Jeroen van Veen (baixo), Ruud Jolie (lead guitar), Martijn Spierenburg (teclados), Mike Coolen (bateria) e Stefan Helleblad (guitarra base) sobem ao palco.

Desde o início do show era visível a empolgação dos fãs que acompanhavam Sharon cantando. O trio inicial de músicas, “Shot In The Dark”, “In The Middle Of The Night” e “Faster”, todas do mais recente álbum “The Unforgiving” (2011), foi uma ótima escolha para animar os presentes. “Fire And Ice”, a primeira balada da noite, serviu de preparação para um dos hits do WITHIN TEMPTATION: “Ice Queen”, do renomado álbum “Mother Earth” (2000).

A partir de então a banda tenta dar ao público a chance de conferir um pouco de cada trabalho de mais de 15 anos de carreira. “Our Solemn Hour” e “Stand My Ground” manteram fãs e banda animados, com destaque para os novos integrantes do WITHIN TEMPTATION (Mike Coolen e Stefan Helleblad) que mostraram-se aptos para acompanhar os demais tanto em relação ao carisma como quanto ao profissionalismo.

“Sinéad” e “Iron” retomaram a divulgação do álbum “The Unforgiving”, com o single “What Have You Done”, do álbum “The Heart Of Everything” (2007), entre as duas.

Tocada com a receptividade de seus fãs brasileiros, que além de acompanhá-la cantando jogavam diversos presentes no palco, Sharon mostrou-se muito contente e tão receptiva com o público quanto à multidão estava em relação à banda. Também os demais membros, com destaque para Ruud Jolie, mal paravam no palco. Palhetas e sorrisos distribuídos não faltaram, demonstrando que além do talento o WITHIN TEMPTATION também respeita e tem um carinho em relação aos seus fãs que nem todo grupo de sucesso com tantos anos de estrada pode dizer que tem.

“Angels” seguida de “Memories”, ambas do álbum “The Silent Force” (2004), fizeram novamente o público fazer coro à bela voz de Sharon. “Where Is The Edge” serviu de abertura para uma dupla poderosa muito esperada pelos nostálgicos do álbum “Mother Earth”: “Deceiver of Fools” e a própria música que dá nome ao álbum, “Mother Earth”, que evidenciam todo o potencial vocal de Sharon.

Logo após isso a banda se reúne para tirar fotos com a multidão ao fundo e se retira do palco, mas não por muito tempo. Respondendo aos gritos de “one more song!” (mais uma música!), o WITHIN TEMPTATION retorna não apenas para uma, mas sim duas últimas músicas. A excelente “Hand of Sorrow” foi escolhida como um plus no setlist já que não estava prevista para ser tocada. Finalizando a noite era a vez de “Stairway to the Skies”, com a banda agradecendo, prometendo que logo voltariam e se despedindo de seus fãs.

Se pudermos resumir a noite do último dia 11 em apenas uma palavra esta seria “exemplo”. Todos que foram ao show deram um exemplo de como o público deve se comportar quando tem a oportunidade de ver uma de suas bandas favoritas após tanto tempo: pulando, cantando e fazendo festa como se esta fosse uma chance única. O WHITIN TEMPTATION deu um banho de técnica e talento, sem falar do carisma e do respeito que tiveram com os que lá estavam, estando cientes que estes mereciam uma noite especial depois de uma longa espera por ela. E não deixando de citar os responsáveis por este evento, a produtora Dark Dimensions, que teve a tarefa nada fácil de organizar este grande show e que cumpriu devidamente o desafio. Fãs, bandas e produtores da cena metal deveriam seguir estes exemplos para cada vez mais noites como essa acontecerem no Brasil.

Set List:


1. (Intro) Shot in the Dark
2. In the Middle of the Night
3. Faster
4. Fire and Ice
5. Ice Queen
6. Our Solemn Hour
7. Stand My Ground
8. Sinéad
9. What Have You Done
10. Iron
11. Angels
12. Memories
13. Where Is The Edge
14. Deceiver Of Fools
15. Mother Earth

Bis:

16. Hand Of Sorrow
17. Stairway To The Skies


Assista abaixo o vídeo de What Have You Done:

 

Agradecimentos: Produtora Dark Dimensions

Pesquisa

Redes Sociais

Festival em destaque:

SOLID ROCK - CURITIBA


SOLID ROCK - SÃO PAULO


SOLID ROCK  - BELO HORIZONTE

Newsletter