Helloween – Espaço das Américas, São Paulo – 29/10/2017

Por Rogério Talarico Gomes
Fotos por Bárbara Martins

Helloween é uma das bandas mais emblemáticas da história do Heavy Metal. Fundada em 1984 e originalmente capitaneada pelo ‘multi-tarefa’ Kai Hansen, a banda teve algumas mudanças de formações e foi com Michael Kiske nos vocais que  a banda atingiu o sucesso mundial. Após brigas e discussões, Kiske e Hansen sairam do grupo e Andi Deris assumiu os vocais do grupo no ano de 1993 e desde então o grupo lançou 12 álbuns de estúdio.

No final do ano passado, o Helloween finalmente deixou as diferenças de lado e anunciou o retorno dos 2 renomados integrantes ao grupo, que hoje conta com Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Markus Grosskopf no baixo, Dani Löble na bateria além do já citado Andi Deris nos vocais. Sim, a banda não ‘afastou’ o seu vocalista principal mostrando apreço pelos mais de 20 anos que ele esta no grupo e trouxe o rennomado vocalista da era clássica de volta.

O show em São Paulo ainda contou com um diferencial e foi realizada a gravação do novo DVD da banda, dando um gostinho ainda mais especial para as 2 noites de show marcadas em São Paulo, que estavam com ingressos esgotados há quase um ano, mostrando a força que os nomes Michael Kiske e Kai Hansen possuem.

Marcado para início as 19h30min, pontualmente um a um subiram ao decorado palco do Espaço das Américas. “Halloween” foi a música escolhida para abertura com Deris e Kiske dividindo os vocais, sendo ovacionados pelo público paulistano. “Dr. Stein” “I'm Alive” e emocionante “If I Could Fly” foram tocadas na sequência, com o público delirando e com uma interação impar por parte dos integrantes da banda, exaltando a presença de palco de Deris, Kiske e Hansen.

Com a apresentação chegando em sua metade, Hansen assumiu os vocais e executou um medley de sua era como vocalista da banda, executando as canções “Starlight”, “Ride the Sky”, “Judas” e “Heavy Metal (Is the Law)”. Porém, no meio da execução da primeira canção, aconteceu um problema no som em que foi desligado as caixas de som da casa de shows, mas como no retorno auricular dos integrantes estava tudo perfeitamente bem, a banda continuou executando a canção. Ao invés do público vaiar, acompanharam o vocalista cantando a canção em um belo coro, transformando o problema em um momento marcante na noite. Após os técnicos de palco perceberem, o show foi paralisado por cerca de 15 minutos para retificação do problema. Com a banda novamente ao palco, a música foi retomada após pedidos de desculpas da banda, o medley foi retomado e o público novamente reagiu de forma impar mediante aos problemas.

Mais canções foram tocadas e no intervalo delas, um vídeo com animações de 2 abóboras anunciavam as proximas músicas. Particularmente este que vos escreve achou as animações um tanto quanto desnecessárias, mas fez-se necessária talvez para que os integrantes descansassem por breves minutos. Um dos pontos altos da reta final do show foi a execução de “Livin' Ain't No Crime” executada por Kiske e o dueto da conhecida “How Many Tears”, finalizando com a banda se retirando do palco.

No retorno, a banda executou “Eagle Fly Free”, “Keeper of the Seven Keys” com seus mais de 13 minutos de duração, a bela “Future World” e fechou a noite com “I Want Out”, a música mais conhecida da banda e talvez a mais esperada pelo público. Após quase 3h de duração, a banda que não é formada por moleques mostrou que possui muita energia e entregou um incrível show, de deixar boquiaberto cada fã ali presente, que aguardou por quase 30 anos para ver a dupla dinâmica de volta ao Helloween. Que não dure apenas uma turnê, vida longa a essa formação!

Agradencimentos a Heloísa Vidal da Free Pass Entreterimento pela atencão e credenciamento.

Set List Helloween:

Halloween
Dr. Stein
I'm Alive
If I Could Fly
Are You Metal?
Rise and Fall
Waiting for the Thunder
Perfect Gentleman
Starlight / Ride the Sky / Judas / Heavy Metal (Is the Law)
Forever and One (Neverland)
A Tale That Wasn't Right
I Can
Drum Solo
Livin' Ain't No Crime / A Little Time
Why?
Sole Survivor
Power
How Many Tears
Eagle Fly Free
Keeper of the Seven Keys

Encore:

Future World
I Want Out



Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter