Guns N' Roses - Arena Anhembi, São Paulo - 28/03/2014

Por Rogério Talarico
Fotos gentilmente cedidas por Marcelo Rossi 

Há quem diga que o atual Guns N' Roses não é mais o mesmo. E realmente não é. Porém é inegável  que o carisma de Axl Rose ainda atrai multidões e isso explica a presença de mais de 25 mil pessoas no Arena Anhembi, em São Paulo.

Com alguns minutos de atraso, a banda escolhida para a abertura do show de Axl e Cia foram os paulistanos do Doctor Pheabes. A banda Plebe Rude também realizou a abertura deste show substituindo o Sioux 66, banda anunciada dias antes para a abertura deste show que teve sua apresentação cancelada 48 horas antes do horário de seu início, sem explicação alguma por parte da produção do evento.

Às 19h50min os paulistanos do Doctor Pheabes subiram no enorme palco montado na Arena Anhembi  ao som de seu último single, “Seventy Dogs”. Com um som embolado devido ao som mau equalizado, a banda prosseguiu o  seu show com "Suzy" e "Where do You Came From", mas somente em "Cocaine", cover de Eric Clapton que o público aplaudiu a banda e agitou um pouco. A banda por diversas vezes clamou atenção e atirou camisetas e cds ao público, mas não levantou muito bem a plateia, talvez pelo tipo de som destoar bastante da banda principal da noite. Após mais algumas canções, a banda encerrou seu show novamente com “Seventy Dogs”, aparentemente tocando-a duas vezes para gravar este registro do show com qualidade.

Às 21h30min a Plebe Rude entrou no palco e com "Códigos" abriram sua apresentação. Nas canções que se seguiram,  o guitarrista Clemente e o vocalista Philippe por vezes alternavam os vocais das músicas, corriam por todo o palco e levantavam o público. Em meio a protestos contra a política exercida no Brasil e resalvas de apoio a bandas nacionais, tocaram petardos de sua enorme carreira como "Johnny vai a Guerra (Outra Vez)", "Brasília" e "Sexo e Karatê". A banda também fez homenagens as bandas brazucas Cólera com a música "Medo", aos Inocentes - banda do guitarrista Clemente - e ao Legião Urbana com uma versão bem mais pesada e rápida de "Faroeste Caboclo", arrancando a plenos pulmões a música da garganta dos presentes. Encerrando sua apresentação as 22h20min, a banda executou seu maior hit,  a música "Até Quando Esperar", presenteando os fãs com seu punk brasiliense.

Após mais de 1 hora de espera,  o Guns N' Roses atualmente composto por Axl Rose nos vocais e piano, Dizzy Reed nos teclados e percussão, Tommy Stinson no baixo, Chris Pitman nos teclados, Frank Ferrer na bateria e pela trinca de guitarristas Richard Fortus, DJ Ashba e Ron "Bumblefoot" Thal, subiu ao palco às 23h30min e receberam os gritos de alegria do público brasileiro. Como dito no início do texto,  Axl ainda arrasta multidões e MUITOS gritos em qualquer show que faça, isso é inegável. "Chinese Democracy" foi a primeira música e iniciou com Ashba em cima da bateria e contou com um Axl bem animado, correndo e cantando pelo palco.

Cantarolando o seguinte verso:  'You know where you are, You're in the jungle baby, You're gonna die' de forma a capella, Axl invocou "Welcome to the Jungle" para o público enlouquecer. Ainda nesta primeira parte do extenso show, as ótimas "It's so Easy, "Mr. Brownstone" e uma das mais esperadas da noite "Estranged" foram tocadas e contaram com o acompanhamento de fogos de artifício e imagens em forma de caleidoscópios contendo imagens de mulheres, tornando um verdadeiro espetáculo audiovisual.

Entre canções do último álbum da banda intitulado "Chinese Democracy" como "Better", "This I Love", "Catcher in the Rye" e no meio das antigas músicas como "Rocket Queen", "You Could Be Mine" e o hit "Sweet Child O'mine", a banda ainda executou um cover do Sex Pistols, a canção "Holidays in the Sun" que foi cantada por Tommy Stinson e também diversos solos de guitarra, bateria e baixo, talvez dando um tempo para Axl Rose se recuperar e descansar sua voz. Entre outras canções, a banda ainda executou a ótima "November Rain" com efeitos de pirotecnia no palco e Axl ao Piano, "Civil War" com um ótimo desempenho por parte de Axl Rose e a agitada "Nightrain" fechou esta primeira parte da apresentação com a banda saindo do palco ovacionados pelo público.

Já passava da 1 da manhã quando a banda retornou ao palco com mais um grande solo e uma série de canções. A calma "Patience" foi a primeira a ser tocada neste 'bis', seguida pelo cover "The Seeker", do The Who. Após outra jam, o conhecido solo de introdução de guitarra indicava "Paradise City", um dos maiores sucessos do grupo e contou com a costumeira chuva de papel picado e muitos fogos, encerrando essa agradabilÍssima noite de Hard Rock em São Paulo.

Set List Guns N' Roses:

Chinese Democracy
Welcome To The Jungle
It's So Easy
Mr. Brownstone
Estranged
Better
Rocket Queen
Solo Richard Fortus
Live And Let Die (WINGS)
This I Love
"Holidays in the Sun" (SEX PISTOLS – Tommy Stinson no vocal)
Solo Dizzy Reed
Catcher In The Rye
You Could Be Mine
Solo Dj Ashba
Sweet Child O' Mine
Jam
November Rain
Abnormal (Ron 'Bumblefoot' Thal no vocal)
Don't Cry
Knockin' On Heaven's Door (BOB DYLAN)
Civil War
Jam
Nightrain

Bis:

Jam
Patience
The Seeker (THE WHO)
Jam
Paradise City
 

Set List Plebe Rude:

Códigos
Minha Renda
Johnny vai a Guerra (Outra Vez)
Brasília
Medo (CÓLERA)
Sexo e Karatê
Should I Stay or Should I Go (THE CLASH)
Proteção / Pátria Amada (INOCENTES) / Faroeste Caboclo (LEGIÃO URBANA)
Até Quando Esperar
 

Set List Dr. Pheabes:

Seventy Dogs
Suzy
Where do You Came From
Cocaine (ERIC CLAPTON)
Sound
Godzilla
Seventy Dogs

Agradecimentos ao fotógrafo Marcelo Rossi por ter cedido as fotos e a Denise Catto da Midiorama pela atenção e credenciamento;

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter