Arkona - Beco 203, Porto Alegre - 02/12/2013

Por Julia Thetinski
Fotos por Rafael Monteiro

Com uma década de existência, os russos do Arkona chegaram pela primeira vez a Porto Alegre na noite de segunda-feira, 2 de dezembro como parte da turnê "Pagan Worlwide", evento organizado pelo Abstratti Produtora. A princípio a data oficial do show era a quinta-feira anterior, porém um problema com voos impediu a chegada do Arkona a capital gaúcha.

O folk metal da banda que surgiu em Moscou, traz letras em russo e com grande influência no folclore do país, bem como a mitologia eslava. Instrumentos como gaita de fole, balalaica (instrumento russo de três cordas) e flauta doce caracterizam suas canções.

Com um atraso de cerca de 30 minutos Masha Scream e sua trupe surgiram no palco, onde mostraram um show de peso que encantou o público. Iniciaram a performance com "Arkaim", do álbum de 2011, "Slovo".

Clássicas como “Goi, Rode, Goi”, "Rus" e “Arkona” animaram os fãs que alí estavam. Vladimir "Volk" Reshetnikov ainda nos presenteou com um belíssimo solo de gaita de fole. Sem dúvida a banda realizou um performance memorável, boa equalização apesar das flautas estarem um pouco baixas.

Destaque para a vocalista, Masha "Scream" que envolta de roupas que lembravam guerreiras medievais (apesar do calor brasileiro) mostrou toda a sua versatilidade como cantora, sendo em músicas cantadas ou em outras que exigiam seus guturais, honrando seu apelido.

Durante todo o show os membros da banda demostraram muita animação, as letras em russo não impediram os fãs de cantarem com a banda canções como Zakliatie” e “Pamiat”. Cheios de energia os músicos tocavam e dançavam animando ainda mais quem assistia.

Por volta das 22h40min a banda deixou o palco após "Yarilo" e "Kupala e Kostroma". Não houve bis, porém as 14 músicas deixaram o público extasiado.

Setlist:

1- Az'
2-Arkaim
3- Ot Serdtsa k Nebu
4-Goi, rode, goi!
5- Zakliatie
6-Pamiat
7-Slav’sja, Rus’
8-Arkona
9-Kolo Navi
10-Solo de gaita de fole
11-Maslenitsa
12-Po Syroi Zemle
13-Yarilo
14-Kupala e Kostroma

Agradecimentos ao Homero Pivotto Jr. da Abstratti Produtora pela atenção e credenciamento

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter