Red Hot Chili Peppers - Arena Anhembi, São Paulo - 07/11/2013

Por Isabel Ferreira
Fotos feitas por Francisco Cepeda/AgNews e cedidas por Midiorama

Na última quinta-feira, dia 7 de novembro, a banda californiana Red Hot Chilli Peppers se apresentou na Arena Anhembi para um público de 34 mil pessoas. É a segunda passagem da banda pelo Brasil desde o lançamento de seu álbum mais recente “I’m With You”, a primeira foi em 2011 também no Anhembi.

Pontualmente às 20h, o trio estado unidense de indie rock Yeah Yeah Yeahs entrou em ação, incumbida de aquecer a plateia para o principal show da noite. Vindos de apresentações anteriores na América do Sul que ocorreram em Buenos Aires e Belo Horizonte. A escolha inusitada da banda de abertura teve seu reflexo: a maioria massiva dos presentes aproveitou a quase uma hora de show para comer, descansar, transitar pela pista e interagir entre si. Ainda assim, a banda fez seu melhor, fez uma performance cheia de energia e hits como “Gold Lion”, “Maps” e “Head Will Roll”, além de músicas do novo álbum intitulado “Mosquito” como “Sacrilege” e “Despair” na voz da excêntrica Karen O’.

Após o intervalo para a montagem do palco, às 22h06, Red Hot Chilli Peppers subiu ao palco embalado por uma melodia instrumental, com a mesma formação da passagem anterior (Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e Josh Klinghoffer) e mais o Catarinense Mauro Refosco, músico de apoio que comanda a percussão. Após uma breve ‘jam’, o show finalmente começou com “Can’t Stop” e o público vibrou, pulando e cantando alto. Em seguida veio “Dani California”, “Otherside”, “Factory of Faith” e “Snow ((Hey oh))” para manter o clima de animação e êxtase dos fãs. Entre uma música e outra, Kiedis e Flea interagem com a plateia declarando o privilegio que sentem ao tocar no Brasil.

Então, a banda voltou no tempo e tocou a balada “I Could Have Lied”, do álbum “Blood Sugar Sex Magik” de 1991, seguida de “I Like Dirt” do aclamado “Californication” (1999). Na seqüência, vieram as dançantes “The Adventures of Rain Dance Maggie”, “If You Have to Ask”.

Anthony manteve a forma com sua performance jovial e entusiasmada, marca registrada desde os primórdios da banda. Da mesma forma, Flea com seu baixo poderoso, danças esquisitas e malabarismos, como no momento em que se desloca pelo palco ‘plantando bananeira’, habilidade adquirida pela prática da yoga. O ponto mais interessante do show foi o cover de “Higher Ground” do Stevie Wonder tocado com categoria tendo como resultado uma música com a animosidade característica do Red Hot Chilli Peppers.

Chegando ao fim da primeira parte do show, um teaser de “Dosed” dá a deixa para o solo inicial da clássica “Under the Bridge” que logo foi ovacionada pela plateia. Neste momento, celulares e câmeras são levantados para registrar este que foi o auge da apresentação.

A singular “Ethiopia” acalmou os ânimos por alguns minutos até que os fãs foram levados ao delírio com “Californication” e “By the Way”. Então, a banda fez a costumeira saída do palco para depois retornar com o bis.

O primeiro a retornar do palco foi o percussionista Mauro tocando cuíca e seguido por Chad e Josh que fizeram uma “jam” em ritmo brasileiro que animou a plateia, e então a deixa para “Around the World”, que veio em seguida. Outra balada “Meet me at the Corner”, desta vez retirada do álbum “I’m With You”, e finalmente, “Give it Away”, o maior sucesso da banda, para encerrar com excelência a apresentação de duas horas.

Em suma, Red Hot Chilli Peppers trouxe ao palco da Arena Anhembi toda a sua energia e expressividade, tocando impecavelmente seus maiores sucessos, satisfazendo aos fãs e compondo um dos shows mais empolgantes da atualidade.

Set List Yeah Yeah Yeahs:

Sacrilege
Cold Light
Slave
Gold Lion
Soft Shock
Cheated Hearts
Runaway
Despair
Zero
Miles Away
Maps
Heads Will Roll

Set List Red Hot Chili Peppers:

Intro Jam
Can't Stop
Dani California
Otherside
Factory of Faith
Snow ((Hey Oh))
I Could Have Lied
I Like Dirt
The Adventures of Rain Dance Maggie
If You Have to Ask
Higher Ground (Stevie Wonder cover)
Dosed
Under the Bridge
Ethiopia
Californication
By the Way

Encore:

Around the World
Meet Me at the Corner
Give It Away

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter