Richie Kotzen - Beco, Porto Alegre - 10/06/2012

por Carol Flores

Fotos: Lotamara Kniphoff

Mais uma vez os fãs gaúchos do guitarrista RICHIE KOTZEN tiveram a chance de conferir seu show. O músico norte-americano, que se destaca com uma carreira de mais de 20 anos com passagem em bandas de peso como Mr. Big, retornou a Porto Alegre para divulgar seu mais recente álbum "24 Hours" (2011).

Mesmo com a inesperada troca de horário de início do show, o número de presentes foi suficiente para lotar o Beco. Previsto para começar às 18h em ponto, Kotzen só subiu ao palco cerca de meia hora depois, atraso este justificável devido parte dos fãs que ainda esperavam na fila para entrar na casa.

Direto ao ponto, Kotzen e sua banda iniciam a noite com "Bad Situation" seguida de "Help Me", ambas duas das melhoras faixas do álbum "24 Hours". O público, por não conhecer bem o último ÓTIMO trabalho do músico ou por já estarem acostumados com a presença de Kotzen na cidade (é a terceira vez em três anos consecutivos que se apresenta em Porto Alegre), num primeiro momento se mantém estranhamente quieto. Tal situação muda com "Shine" e "Stand", tocadas na sequência, tirando dos fãs um coro digno de nota. Poison e, principalmente, Mr. Big são bandas mundialmente reconhecidas para as quais Kotzen contribuiu significativamente. Prova disso é o fato de que duas das músicas mais reconhecidas de cada uma das bandas teve o músico participando como compositor além de guitarrista.

“Fooled Again” manteve animação dos fãs, mesmo com estes ouvindo pouco a voz de Kotzen e mais sua guitarra, provavelmente devido a algum problema no seu microfone que na próxima música já não ocorreu. As próximas da noite foram as únicas do conhecido álbum “Into The Black” (2006): em “Fear” e “Doin' What The Devil Says To Do” os presentes voltaram a ouvir claramente a voz de Kotzen que, além de notável guitarrista, também se destaca como vocalista. Destaque também para a banda, principalmente o baixista Dylan Wilson que contrasta bem com os riffs de Kotzen.

“High” e “Peace Sign” deram continuidade ao setlist com “24 Hours” retomando a divulgação do álbum de mesmo nome. Kotzen apresenta então “Remember”, uma de suas mais belas composições, tanto em relação à letra quanto ao arranjo. O público acompanha cantando o que faz Kotzen agradecer ao final da música e apresentar as últimas da noite: “Paying Dues” e, como bis, “Go Faster” finalizam o último show da turnê de divulgação do álbum “24 Hours” no Brasil.

Apesar de curto (cerca de 1h30min de duração) e com um setlist previsível, Richie Kotzen apresentou um ótimo compacto de sua carreira, sendo um dos melhores músicos na cena que faz parte: essa mistura de rock, blues e jazz fusion dá tão certo que é de se estranhar como músicos como Kotzen não têm mais reconhecimento, sendo admirado por um público seleto mas nem por isso não numeroso. Basta saber que um show de RICHIE KOTZEN vale o ingresso, pois como consumidores de boa música ninguém tem como sair desse evento reclamando.

Setlist

Bad Situation
Help Me
Shine (Mr. Big song)
Stand (Poison song)
Fooled Again
Fear
Doin' What The Devil Says To Do
High
Peace Sign
24 Hours
Remember
Paying Dues

Encore:
Go Faster

Agradecimetos à produtora Abstratti e ao site Arena Heavy por ceder as fotos.

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter