Black Veil Brides - Bar Opinião, Porto Alegre - 18/01/2012

por Carol Flores

fotos por Carol Flores e Lucas Martins de Mello (Abstratti)

Na última quarta (18/01) o Bar Opinião abriu suas portas para receber um público ao qual não está tão acostumado: eram os fiéis fãs da banda BLACK VEIL BRIDES, um dos expoentes musicais na web dos últimos anos. Composta principalmente por jovens, a base de fãs da BVB (como também é conhecida) teve a oportunidade de demonstrar todo seu carinho e devoção por esta banda que, mesmo com poucos anos de estrada, firmou-se como um dos destaques da cena rock norte-americana.


Não é mais raro encontrarmos músicos que, usando sabiamente o potencial de divulgação da internet, conseguem atingir muitas pessoas ao redor do mundo em pouco tempo. O BLACK VEIL BRIDES não foge à regra e seus fãs gaúchos capricharam na recepção da banda, estando muitos caracterizados de maneira semelhante a Andy Biersack (voz), Jake Pitts e Jinxx (guitarras), Ashley Purdy (baixo) e Christian Coma (bateria). Para banda e seus fãs, o visual é mais um fator que une e os identifica como um grupo.


Contrastando com a presença de tantos jovens, também havia entre a multidão pessoas mais velhas, alguns fãs enquanto outros estavam acompanhando seus filhos (muitos destes em seu primeiro show de rock). Sem exceção, todos curtiram um aquece pré-show, com direito desde Evanescence até Metallica. Mas uma das grandes surpresas da noite foi o excelente show da banda de abertura.


I KILLED THE SYMPHONY, banda que está acompanhando os californianos da BVB nesta turnê, esbanjou simpatia no palco, demonstrando também um profissionalismo que nem toda banda iniciante tem.  Com um som que mistura eletro, pop e rock, a banda agradou muito os presentes, sendo que entre eles era visível alguns fãs da própria I KILLED THE SYMPHONY. O destaque também vai para a presença de palco e o entrosamento dos integrantes, liderados brilhantemente por Brit Joyce, vocalista e idealizadora do projeto. “My Enemy” foi uma das músicas que mais animou os gaúchos, público o qual a I KILLED THE SYMPHONY conquistou fácil com seu show pequeno, porém digno de nota. Esperamos seu retorno como headliner o mais breve possível.


Para delírio dos fãs era a vez da BLACK VEIL BRIDES subir ao palco do Opinião. “Love Isn’t Always Fair” seguida de “All Your Hate” foram as primeiras de um setlist pequeno comparado a outros shows, mas suficiente para agradar os fãs. Único cover da noite, era a vez de “Rebel Yell” de Billy Idol, seguida por “Children Surrender” música do álbum de estréia da banda (We Stitch These Wounds - 2010). Era notável a alegria dos presentes que faziam de tudo para chamar a atenção de Andy e os demais jogando de sutiãs à algemas no palco.


Emendando uma música atrás da outra, era a vez de “God Bless You” e “Knives And Pens”. O mais recente single, “The Legacy”, fez o público acompanhar ainda mais Andy cantando. Logo depois a banda deixa o palco para Christian se destacar realizando um solo de bateria.


Na volta mais três sucessos: “New Religion”, “Youth & Whisky” e “Set World On Fire”, música que dá nome ao último álbum da BLACK VEIL BRIDES lançado ano passado. O final do show já se aproximava com “Rebel Love Song” que antecedeu o encore. Voltando ao palco, a banda toca “Fallen Angels” com os fãs fazendo coro. Após cerca de apenas uma hora a BLACK VEIL BRIDES deixa o palco do Opinião, presenteando os fãs com algumas baquetas e palhetas. O público, demonstrando que queria mais, começa gritar o nome da banda mas esta não retorna e a noite acaba cedo.


Apesar de fugir um pouco do tipo de show que Porto Alegre está acostumada a receber, esta noite fica como prova de que bandas do estilo da BLACK VEIL BRIDES têm um forte potencial aqui no sul. Um bom número de fãs compareceram ao show, levando em conta as dificuldades de se investir na cena em Porto Alegre. Ótimo tanto para produtoras como para os fãs: os primeiros passando a ter certeza de um investimento com retorno e os últimos que acabam agradecidos pela chance de ver seus ídolos na sua cidade. Há um ano atrás, quem diria que a BLACK VEIL BRIDES passaria por Porto Alegre algum dia? Que venham mais shows!

Setlist

1 - Intro
2 - Love Isn't Always Fair
3 - All Your Hate
4 - Rebel Yell (Billy Idol cover)
5 - Children Surrender
6 - God bless You
7 - Knives And Pens
8 - The Legacy
9 - New Religion
10 - Youth & Whisky
11 - Set The World On Fire
12 - Rebel Love Song
13 - Fallen Angels

Agradecimentos a toda equipe da produtora Abstratti

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter