Blind Guardian - Bar Opinião, Porto Alegre - 06/09/2011

por Carol Flores

Os bangers gaúchos tiveram a oportunidade de ver mais um grande show em Porto Alegre este ano: a banda BLIND GUARDIAN retornou à capital gaúcha na turnê do seu último lançamento “At the Edge of Time” (2010), sem deixar de tocar alguns clássicos dos mais de 20 anos de história. Os Bardos alemães demonstraram mais uma vez porque são uma das bandas mais queridas e com fãs mais fiéis dentro de um estilo musical que já é conhecido pela dedicação dos seus seguidores.

O Bar Opinião liberou a entrada dos presentes logo cedo, sendo que o show de abertura da banda MAGICIAN começou antes do previsto. Infelizmente, devido ao horário e à antecipação do show, nossa equipe não pode conferir a apresentação da MAGICIAN. Entretanto, deixamos aqui como indicação o seu MySpace e esperamos poder cobrir um show dessa que é uma das bandas expoentes do metal gaúcho assim que possível.

Com apenas alguns minutos de atraso o BLIND GUARDIAN subiu no palco do Opinião, não sendo nem necessário o início da primeira música, “Sacred Worlds”, para os fãs se mostrarem presentes através de gritos e aplausos ensurdecedores. Hansi Kürsch (vocal), André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra) e Frederik Ehmke (bateria), acompanhados por alguns músicos de apoio, logo notaram a resposta positiva do público em relação ao último álbum. Após um breve boa noite, o carismático vocalista Hansi anuncia a próxima música “Welcome To Dying” do álbum “Tales from the Twilight World” (1990) no que o público responde ainda mais alto, cantando e fazendo festa.

Logo depois foi a vez de “Nightfall” do álbum “Nightfall in Middle-Earth” (1998) seguida de “Fly” do álbum “A Twist in the Myth” (2006). A banda mostrou-se feliz na escolha do setlist, conseguindo representar bem toda sua discografia e dando aos fãs o que eles queriam ouvir. O show continuou com a ótima “Time Stands Still (At The Iron Hill)” e “Majesty”, esta última sendo solicitada em coro pelos fãs antes de ser tocada.

"Time Stands Still (At The Iron Hill)" em HD

Vale destacar todo o carisma dos integrantes, em especial do comunicativo Hansi que por diversas vezes conversou com os presentes enquanto André os aplaudia cada vez que acompanhavam Hansi cantando. Dando um pouco de tempo para os bangers recuperarem o fôlego era a vez da balada “Bright Eyes”. Era tempo então de voltar a divulgar o “At The Edge Of Time” com a rápida “Ride Into Obsession”, tocada apenas somente uma vez antes desse show de acordo com Hansi.

Para fechar a primeira parte do show mais três clássicos: “Lord Of The Rings”, “Valhalla” e a longa “And Then There Was Silence”. Impressionante ver a reação do público para esse trio pesado, principalmente em relação ao hit do “Follow The Blind” (1989). Os fãs cantaram em coro o refrão de “Valhalla” até mesmo após o fim da música surpreendendo a banda que não tinha mais o que fazer além de aplaudir e agradecer um dos vários momentos da noite que exemplificam o que eu falei sobre os fãs do BLIND GUARDIAN serem um dos mais fiéis no meio metal.

Logo que a banda saiu do palco iniciou-se outro coro, dessa vez pedindo “Mirror Mirror”. Sem muita demora os músicos retornam para as últimas três músicas: “Imaginations From The Other Side”, “The Bard's Song “ e a mais pedida da noite “Mirror Mirror”. Era notável a empolgação do público que não se contentava só em cantar, mas também pulava, batia palmas, enfim, participava do espetáculo junto com a banda fazendo dessa uma noite única.

Para os que foram no Opinião na última terça deixo meus parabéns por tamanha devoção e por todo carinho que demonstraram ter pelos Bardos. Aos que não puderam, ou incrivelmente não quiseram, conferir este show resta torcer para um retorno nos próximos anos. Retorno este muito provável, pois mesmo com tanto tempo de carreira o BLIND GUARDIAN ainda agrada os fãs, mais antigos ou iniciantes, de metal. No que se propõem os Bardos são reis e, pelo o que foi apresentado nesta turnê, prometem se manter assim durante muito tempo.

Setlist

1. Sacred Worlds
2. Welcome to Dying
3. Nightfall
4. Fly
5. Time Stands Still (At The Iron Hill)
6. Majesty
7. Bright Eyes
8. Ride Into Obsession
9. Lord Of The Rings
10 Valhalla
11. And Then There Was Silence

Encore
12. Imaginations From The Other Side
13. The Bard's Song
14. Mirror Mirror

Agradecimentos a toda equipe da Abstratti Produtora

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter