Sirenia: Entrevista com Morten Veland

 

Morten

A Equipe MetalConcerts.net teve o prazer de entrevistar a fundador e compositor Morten Veland da banda Sirenia e ex-Tristania. Ouça a entrevista e acompanhe a tradução abaixo:

Clique no Play para ouvir a entrevista

MetalConcerts.net: Antes de tudo, gostaríamos de te agradecer por essa entrevista. Qual são as suas impressões sobre o Brasil, vocês tiveram alguma oportunidade de conhecer alguma coisa por aqui? Vocês conhecem algo sobre a cultura brasileira?
Morten Veland: Nós não tivemos muito tempo pra conhecer melhor ainda, mas amanhã temos um dia livre, então conheceremos São Paulo, conhecer a cidade e tudo. É a nossa segunda vez aqui no Brasil, fizemos dois shows aqui antes, nós realmente amamos o Brasil, amamos o público brasileiro, achamos que é uma plateia incrível, eles tem um jeito maravilhoso de demonstrar o amor pela banda. Então nós realmente adoramos o Brasil, estamos muito felizes de estar de volta novamente ao Brasil.

MC: O que vocês acharam do show de ontem aqui no Blackmore? Divertiram-se na festa após o show com os fãs?
Morten: Sim, ontem o show foi ótimo, o público novamente foi realmente fantástico. E foi muito divertido conhecer os fãs, tirar fotos, conhece-los melhor, conversar, nos divertir, foi ótimo.

Clique aqui para conferir a entrevista completa!

 

MC: Sobre o guitarrista Jan Erik Soltvedt ter se juntado a banda, o que você esta achando da reação dos fãs a isso? O que você esta achando da presença de palco dele?
Morten: O Jan Erik entrou na banda neste verão, então ele tocou em apenas alguns shows, dois festivais na Europa, essa é a primeira turnê dele com mais shows e ele é um cara fantástico, esta fazendo um ótimo trabalho, ficando cada vez melhor quanto a sua performance no palco, então estamos muito feliz com ele, acho que ele esta fazendo um ótimo trabalho, estamos felizes com isso.

MC: Vocês tocaram no Wacken Open Air este ano, quais são as suas impressões sobre o festival?
Morten: O Waken é um festival maravilhoso, é realmente impressionante, é enorme. Tem tanta gente, acho que por volta de oitenta mil pessoas, há muitas bandas, não faço ideia de quantas, muitas bandas extremas. É incrível como eles conseguem organizar bem um evento desse tamanho, com um público tão bom, é realmente especial tocar no WOA, nos divertimos muito lá, esperamos poder voltar lá logo.

MC: Você foi um dos primeiros do estilo Female Fronted Metal ou Gothic Metal e agora a cena esta muito maior. Você sente como se estivesse feito parte da história desse estilo?
Morten: Sabe, começamos a fazer esse tipo de música nos anos 90, acho que por volta de 1994 ou algo assim. Era algo que realmente me fascinava, o contraste do metal pesado e a voz feminina. Já havia algumas bandas já usavam isso, eu adorava essa característica, então quando formei minha banda também quis usar esse conceito, mas adicionar mais coisas, coisas diferentes. E em minhas músicas eu sempre achei importante existir muita variação, misturando estilo vocais diferentes, meus vocais extremos, voz feminina, corais, voz masculina limpa, todos esses aspectos diferentes. E essa era minha ideia, de tentar juntar mais coisas diferentes a essa músicas e colocá-las todas juntas. Foi assim que deu certo, de um jeito ou de outro, mas esse é o tipo de música que eu amo, amo compor, toca-las no palco, o tipo de música que toca meu coração, que eu mais adoro. Acho que a coisa mais importante pra mim e o Sirenia tem mudado um pouco com os anos, talvez temos nos direcionado por algo mais melódico, mais vocais femininos e menos dos meus vocais extremos, mas tem sido um desenvolvimento natural, essa direção era algo que eu queria. Queríamos fazer isso, escrever música, trabalhar com as harmonias e melodias e tudo é algo que eu realmente gosto, então foi natural que o Sirenia tenha tomado essa direção na nossa música.

MC: A banda já tem cinco álbuns de estúdio, mas nenhum DVD até agora, algum plano de lançar algum em breve?
Morten: É, um DVD é algo que temos pensado por um tempo, por alguma razão nunca aconteceu, mas é uma das coisas que adoraríamos fazer. Então acho no futuro tentaremos produzir um, talvez ano que vem, mas quando fizermos um DVD, queremos fazer algo especial com um grande material para os fãs, com gravações diferentes e outras coisas, então estamos procurando por novas ideias de como fazer, como montar tudo isso, fazer algo especial e bem legal para os fãs. Espero que possamos realizar essa ideia num futuro próximo, com sorte no ano que vem.

MC: Bem, sabemos que é uma pergunta clichê, mas quais são as bandas que mais te inspiram? Existem outros estilos além de velho heavy metal?
Morten: Eu ouço a muitos estilos diferentes de música, desde Johnny Cash, Nick Cave até bandas de metal mais extremas como Dimmu Borgir, Emperor, bandas assim e a maioria das coisas entre esses estilos. Ouço a muitos estilos diferentes e acho que consigo encontrar coisas interessantes em casa um deles. Sabe, mas por outro lado, tento não ser tão inspirado por outras bandas e sim trabalhar com minhas próprias ideias e minha música. Você pode ser inspirado por muitas coisas, por exemplo, quando você assiste a um filme, lê um livro e coisas assim, basicamente coisas que acontecem na minha vida, que procuro na hora de compor as músicas e escrever as letras.

MC: Você tem muitos fãs aqui no Brasil, gostaria de deixar alguma mensagem para eles?
Morten: Sim! Gostaria de cumprimentar todos os fãs do Sirenia aqui no Brasil! Estamos realmente felizes de estar de volta aqui, amamos tocar para todos vocês e espero poder voltar logo!

 

Agradecimentos a Produtora Dark Dimensions e ao Sérgio Gil por ter conduzido a entrevista.

Pesquisa

Redes Sociais

Newsletter